O Feng Shui

domingo, 13 de abril de 2008

O feng shui (lê-se fôn suei) é uma arte e técnica praticada na China há mais de 4.000 anos, que ativa e redistribui a energia vital (ch’i) nos ambientes. Segundo os chineses, o ch’i permeia todo o Cosmo e fundamenta a existência de vida por se encontrar no meio interno (meridianos, órgãos e vísceras) e externo (plantas, animais, cores).

Nos ambientes, o conceito feng (vento) e shui (água) estão representados pelo excesso de mobiliário ou dos espaços vazios. O equilíbrio entre estes dois conceitos é minuciosamente observado através da distribuição dos objetos no ambiente, da decoração de interiores, do paisagismo, da cor e da forma das estruturas arquitetônicas.

O eletromagnetismo (aparelhos domésticos, transformadores de alta tensão, linha de alta tensão) e também a energia telúrica (veios d’água, falhas geológicas) são forças nocivas ao ser humano, podendo gerar efeitos no sistema nervoso como irritabilidade, nervosismo, tensão muscular, depressão, baixa imunidade. As “curas” utilizadas na harmonização dos espaços neutralizam estas energias, reduzindo os efeitos das emanações. Neste sentido, os objetos usados são cristais, plantas, cores, gráficos radiestésicos, a energia benéfica emitida por certas formas geométricas privilegiadas, entre outros.

Fazendo um paralelo com a medicina chinesa, o feng shui é a acupuntura da casa. Cada “cura” equivale a uma agulha colocada nos canais de energia do corpo. No ambiente, uma simples mudança no mobiliário ou o uso de cores irá desobstruir o fluxo energético, proporcionando mudanças nas várias áreas da vida, tais como, trabalho, relacionamentos, amigos, crianças, família, saúde, prosperidade, fama e autoconhecimento.

0 comentários:

Design of Open Media | To Blogger by Blog and Web -- Publicidade: